Lita Sahun

Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004)Atriz pela Escola Estadual de Teatro Martins Penna (2007), e livre  experimentadora das literaturas e das artes plásticas.
Em 2002, estagiando como tradutora, foi contemplada com o 1°lugar na Jornada de Iniciação Científica da UFRJ pelo projeto "Antologia do Pensamento Urbanístico".
Sua investigação cênica começou ainda na infância e estende-se por diversas oficinas de dança,
teatro popular, cinema, interpretação em geral e workshops de dramaturgia.
Dentre elas a oficina A Nobre arte do palhaço com Márcio libar.
Foi selecionada para o projeto premiado Sentidos da máscara teatral - uma metodologia para a dramaturgia do ator, realizado pelo GrupoTeatral Moitará que, durante o ano de 2008, pesquisou física e teoricamente o trabalho da máscara teatral.

Atuou em alguns filmes, destacando o curta 35 mm DIE(T) de Joice Scavone, o longa digital Dia certo hora marcada de Josias Pereira e o Vídeo-poesia Corpo em Desalinho de Juliana Longuinho.
No Teatro, participou de diversos espetáculos teatrais adultos e infantis, festivais, recitais, performances de rua e esquetes tendo sido dirigida por Renato Icarahy (A Serpente, Nelson Rodrigues), Vicente Maiolino (Ai, Ai, Ai Arthur!!! e Arautos da Poesia), Ricardo Pavão (Circo do Samba,Futebol-Arte), Bia Lessa (Performance em desfile), Mona Lazar (A Las cinco dela tarde, Garcia Lorca), Cazé Neto (Perversidade), Michelle Ferreira (Perdoa-me por me traíres, Nelson Rodrigues), Lígia Tourinho (Jogo Coreográfico), Aline Fontenelle (Cordel do Amor sem fim)
entre outros.

Como escritora,  publicou em 2012 o livro de contos: O RETORNO (...) À MÃE DO CORPO pela editora Multifoco e em 2016 a coletânea de poemas VÁRIAS pela Macabéa Edições


Encontra-se em fase de editoração o livro infantil "Liberdade de Pingo".

Seu texto A Casa da Berinjela, drama experimental que articula prosa e poesia, foi encenado pelo grupo carioca Criação Coletiva de Teatro em 2012


Como artista plástica, tem exposto suas ilustrações em nanquim por diversas feiras e centros culturais em Paracambi e Vassouras.

Como Educadora, ministra aulas de Teatro, Dança e Jornal escolar para crianças do ensino básico pelo projeto federal Mais Escola.